terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os 5 pilares do Islã

Os cinco pilares do islã são cinco deveres básicos de cada muçulmano:

A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada);

Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah);

Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah);

Observar o jejum no Ramadã (Saum ou Siyam)

Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj)

O Jejum do Ramadã

Durante o Ramadã (o nono mês do calendário islâmico) cada muçulmano adulto deve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e de ter relações sexuais desde o nascer até ao pôr-do-sol.

Os doentes, os idosos, os viajantes, as grávidas ou as mulheres lactantes estão dispensados do jejum. Em compensação estas pessoas devem alimentar um pobre por cada dia que faltaram ao jejum ou então realizá-lo em outra oportunidade do ano.

O jejum é interpretado como uma forma de purificação, de aprendizagem do auto-controle e de desenvolvimento da empatia por aqueles que passam fome ou outras necessidades. O mês de Ramadã termina com o festival de Eid ul-Fitr, durante o qual os muçulmanos agradecem a Deus a força que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As casas são decoradas e é hábito visitar os familiares. Este festival serve também para o perdão e a reconciliação entre pessoas desavindas.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa de ótimo astral, alegre! amo a vida, vida com qualidade. A dança para mim é a linguagem oculta da alma! Adoro praia, ouvir música, bater papo com amigos, viajar, e curto muito ficar em casa ou estar em companhia de meus filhos.Família para mim é meu esteio.
Powered By Blogger